Órgãos e secretarias representam a Prefeitura da Capital em desfile do Dia da Independência

Após dois anos sem celebrar a independência do Brasil com o tradicional desfile cívico-militar, devido à pandemia da Covid-19, a população foi às ruas  da Capital nesta quarta-feira, 7 de Setembro, prestigiar o evento, na Avenida Duarte da Silveira. O corredor ficou pequeno para abrigar a multidão que se espalhou pela calçada ao longo da via  para se acomodar em pé, sentado no chão ou em bancos que levaram de casa para garantir a melhor visão do espetáculo.

Dona Nazilda Tavares, de 69 anos, professora aposentada das redes estadual e municipal, foi uma das que garantiu um espaço ao sol, com sobrinha para se proteger e assistir ao desfile. “Me sinto honrada de voltar a  prestigiar a programação que acompanho desde criança, quando meus pais me traziam. Sou filha de militar, tenho filho e sobrinho que são militares e estão desfilando hoje. Tenho todas as razões para estar aqui”, declarou.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa foi representada no evento pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

As frotas de veículos, carros, motos e bicicletas também foram apresentadas ao público com equipes das referidas pastas municipais. Ações educativas também foram destacadas pela Guarda Civil, que exibiu fantoches que saudavam a multidão, e pelo Samu, que colocou na avenida o Samuzinho, uma ambulância aberta com crianças, e chamou a atenção para o combate ao trote.

A sub-comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, Surama Oliveira, que desfilou em um veículo da frota da corporação, disse que participar do dia 7 de Setembro é para ela uma missão honrosa. “É um sentimento de cumprimento do dever cívico. É uma forma também de mostrar o quanto estamos equipados, capacitados e assistidos pela Prefeitura”, destacou.

Thamires Kelly, da equipe de enfermagem do Samu, seguiu marchando na avenida segurando a bandeira do Brasil e  declarando seu amor à profissão que salva vidas. “É com grande satisfação que participo do desfile. Amo minha profissão e fazer parte do Samu só me engrandece. Está aqui hoje, desfilando, faz parte da minha obrigação como enfermeira”, acrescentou.

Jà Taciano Alves, da Funjope, desfilou na comissão da Banda 5 de Agosto, da Prefeitura de João Pessoa, e disse que estava muito feliz por voltar a participar do desfile cívico-militar. “Faço parte do evento desde 2005 e sinto uma emoção grande a cada ano. Agora, mais ainda, por poder voltar a participar após dois anos de pandemia”, frisou.

  • Texto: Djane Barros
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Dayse Euzébio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *