Cirurgia do 1º paciente do SPA do Hospital Municipal Santa Isabel é realizada com sucesso

Foi realizada com sucesso, na tarde desta segunda-feira (12), a cirurgia do primeiro paciente do SPA Cirúrgico do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O procedimento durou aproximadamente uma hora. Foi realizado um planejamento para cirurgia em dois tempos, visando maior segurança ao paciente.

“Num primeiro momento, foi realizado o desvio do trânsito alimentar do estômago diretamente para a porção média do intestino. Isso ajuda a induzir alterações metabólicas que promovem a perda de peso. Num segundo tempo, geralmente após 90 a 180 dias, é realizado um segundo procedimento, onde se reduz o volume do estômago e se finaliza o desvio do trânsito intestinal”, explicou o cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HMSI e que coordenou a equipe.

Após o término da cirurgia, o paciente, com quadro de saúde estável, foi encaminhado, por segurança, para uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde deve permanecer até esta terça-feira (13). Após deixar a UTI, o paciente permanecerá nos primeiros dias no HMSI, onde continuará sendo assistido.

A equipe foi composta pelos cirurgiões Geraldo Camilo Neto e Daniel Hortiz; anestesistas Adriana Lobão (diretora-geral do HMSI) e Priscila Leite Dantas; além de médicos residentes de anestesiologia e da cirurgia geral e equipe de enfermagem.

40 dias no SPA – O procedimento ocorreu após o paciente, Maurício Cruz da Silva, de 43 anos, conseguir perder os 10% do peso necessário para a intervenção, garantindo um nível de segurança maior no procedimento.

Durante 40 dias, ele ficou internado no SPA Cirúrgico, instalado no HMSI, onde foi acompanhado por uma equipe multiprofissional, formada por nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Nesse tempo, ele teve acompanhamento diário e contínuo, onde fez uma dieta mais restritiva e exclusiva, associada a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico, fomentando a quebra da estagnação na perda de peso. “Além de acompanhar o preparo e a montagem da refeição ofertada ao paciente, à nutricionista faz as visitas para saber como está à aceitação à dieta ofertada, a questão do funcionamento do trato gastrointestinal, a ingesta hídrica e explica para o paciente a funcionalidade de cada alimento”, explicou a nutricionista Tatianna Gadelha, coordenadora do Serviço de Nutrição do SPA Cirúrgico.

SPA Cirúrgico – O paciente foi internado no dia primeiro de agosto, data em que o SPA foi inaugurado. O SPA Cirúrgico beneficia pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI, que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.

Antes do procedimento, Maurício contou que quando estava em casa, por um determinado tempo, conseguiu perder peso, mas depois estagnou e não conseguia emagrecer. “No SPA, com a dieta preparada para mim, os exercícios, a ajuda de todos os profissionais, eu consegui perder os quilos necessários para a cirurgia”, disse.

Ele elogiou o novo serviço oferecido pelo Hospital Santa Isabel e a dedicação dos profissionais envolvidos no processo. “O atendimento é excelente. Quando eu conheci o projeto, fiquei animado e o tratamento tem sido o melhor possível”, disse.

No SPA, além do acompanhamento rotineiro da equipe multiprofissional, os pacientes inseridos no serviço têm acompanhamento exclusivo de diversos especialistas, além do nutricionista, como educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

“Desde que foi interno no SPA, ele faz acompanhamento psicológico todos os dias. Todos os pacientes que passam pela bariátrica no Hospital Santa Isabel têm acompanhamento de toda equipe, em suas especialidades, no pré e pós-operatório, para que ele continue o tratamento e tenha o sucesso final que ele busca e a gente também”, disse a psicóloga Emília Araújo.

Com o SPA Cirúrgico, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do HMSI, ampliou a assistência de alta complexidade para pacientes com obesidade grave.

O SPA, que beneficia pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia da unidade hospitalar, conta com leito exclusivo e adaptado para as condições que os pacientes necessitam.

  • Texto: Glaudenice Nunes
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: assessoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *