Prefeitura inicia obra para melhorar acessibilidade para pessoas com deficiência na Avenida Rio Grande do Sul

Com o objetivo de proporcionar a melhoria da mobilidade e segurança nos passeios públicos, a Prefeitura de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), elaborou um projeto de acessibilidade, que será iniciada a execução, partir desta terça-feira (20), pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), na Avenida Rio Grande do Sul, Bairro dos Estados.

O projeto consiste inserção das calçadas acessíveis, no qual todo trecho receberá uma nova calçada em concreto com piso tátil, rampas de acesso ao cadeirante, faixas de pedestre serão requalificadas implantadas piso tátil e os semáforos existentes passaram a ser sonoros.

Agentes de mobilidade da Semob-JP vão interditar a faixa da direita na Avenida Rio Grande do Sul, visando a segurança dos trabalhadores e a movimentação do maquinário na obra.

De acordo com o superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, o projeto visa atender uma solicitação do Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que beneficiará toda a comunidade do bairro e instituições que atendem pessoas com deficiência física, como o Instituto dos Cegos e a Funad. “Com a execução desta obra, serão favorecidas as pessoas com mobilidade reduzida que  usufruirão dos espaços e das relações com mais confiança e comodidade”, declarou.

“Vamos iniciar pela Avenida Rio grande do Sul e o prazo será de 90 dias para a conclusão de todas as avenidas comtempladas”, confirmou o diretor de Manutenção e Conservação da Seinfra, Rodrigo Pacheco.

Avenidas contempladas – A execução vai iniciar pela Avenida Rio Grande do Sul, (Posto Extra) com 200 metros (m) de rua, 400m de calçadas; Avenida Santa Catarina, da Avenida Epitácio Pessoa até a rotatória do cemitério Santa Catarina, com 780m de rua 1.560m de calçadas; Avenida Mato Grosso, da Avenida Amazonas até a Avenida Santa Catarina com 200m de rua e 400m de calçadas; Avenida Goiás, da Amazonas até a Santa Catarina, com 210m de rua e 420m de calçadas e  a Avenida Amazonas, da Epitácio Pessoa até a Avenida Mato Grosso, com 440m de rua e 880m de calçadas.

  • Texto: Nadja Dias
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Ingrid Lopes/Semob-JP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *