“Banner”

Zanin, indicado por Lula ao STF, é aprovado na CCJ e vai a plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21/6), o nome do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Zanin recebeu 21 votos favoráveis e cinco contrários. Eram necessários, ao menos, 14 votos para aprovação de seu nome colegiado. Agora, a indicação seguirá para o plenário da Casa Alta, onde precisa de 41 votos.

A sessão teve início às 10h10 e acabou às 18h. Ao longo de quase 8h, Zanin foi questionado sobre diversos temas levados ao colegiado por todos os integrantes do grupo.

Entre os assuntos, falou a respeito de igualdade salarial, liberação de drogas, regulamentação da imprensa, casamento homoafetivo, legalização do aborto e sobre julgamentos que estão em trâmite no STF, como marco legal das terras indígenas.

Proximidade com Lula

Um dos principais questionamentos tratou sobre a proximidade do indicado com Lula. Cristiano Zanin foi advogado do presidente durante a operação Lava Jato, que teve início em 2014. Em sua defesa, Zanin se colocou como “isento” e afirmou que seguirá “exclusivamente” a Constituição.

 

credito: metropoles

Veja também:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)