Após três temporadas longe da elite, o Sport retornou à Série A do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Lucas Lima, o Leão venceu por 2×1 o Santos, neste domingo (24), na Ilha do Retiro, na última rodada da Segunda Divisão. Para conseguir o acesso, precisava de um tropeço entre os três concorrentes.
Porém, apenas o Mirassol conseguiu a vitória. O Novorizontino perdeu por 1×0 para o Goiás, na Serrinha, enquanto o Ceará não conseguiu sair do 0x0 com o Guarani, no Brinco de Ouro.
Assim, o G-4 da Série B foi definido com Santos (1º), o Mirassol (2º), Sport (3º) e Ceará (4º) com 68, 67, 66 e 64 pontos, respectivamente. O Novorizontino também acabou a competição com 64 pontos na 5ª colocação, mas perdeu no número de vitórias para o Vozão (19×18) e ficou de fora da Série A de 2025.
Lucas Lima chama responsabilidade
O Sport mostrou muita ansiedade no início da decisão contra o Santos. Assim que a bola rolou, o primeiro passe já saiu errado. Em seguida, mesmo no controle, o time rubro-negro errou bastante no último terço do campo. Forçou bastante a bola na área, mas não contou com a presença de área de Gustavo Coutinho, que foi preterido em disputa com Lenny Lobato.
Com dificuldade para superar a marcação santista, o Leão começou a arriscar os chutes de fora da área. Lucas Lima tentou duas vezes e Dalbert também arriscou. Na única bola que conseguiu chegar, Lenny Lobato levou perigo de cabeça.
Do outro lado, o Santos só conseguiu chegar uma vez. E em um “cochilo” de Dalbert. O lateral afastou mal a bola, Miguelito aproveitou e tocou para Wendel Silva, que livre na grande área, bateu mal na bola.
Quando a partida parecia chegar no intervalo em um empate por 0x0, brilhou a eficácia do volante Fabrício Domínguez e o vacilo da marcação do Peixe. O jogador do Sport invandiu a grande área e foi derrubado pelo meio-campista Sandry.
Pênalti, que aos 49 minutos, Lucas Lima chamou a responsabilidade, bateu e converteu. Detalhe: cobrança no meio, rasteira e precisa. O goleiro Gabriel Brazão caiu para o lado direito.
Estrela do jogo
Depois do intervalo, o Sport voltou consciente de que precisava resolver a partida e não poderia vacilar. Desde os primeiros minutos, o Leão pressionou o Peixe e não deixou o adversário “gostar” da partida. E, como diria o ditado, água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.
Aos 18 minutos, Lenny Lobato recebeu o passe em profundidade pela ponta esquerda e rasteiro para a grande área. Próximo da marca do pênalti, Lucas Lima esbanjou categoria e bateu rasteiro, no canto, sem chance para o goleiro do Santos.
Embalado, o Sport ainda teve um gol anulado pelo VAR, aos 25 minutos. Após bate-rebate na pequena área entre rubro-negros e santistas, a bola acabou morrendo no gol pela terceira vez. Porém, o tento acabou sendo anulado por causa de uma posição irregular de Rafael Thyere, que participou do lance.
Aos 31 minutos, o Santos conseguiu reduzir a diferença e deixou a tensão no ar na Ilha do Retiro. Wendel Silva apareceu na grande área para ajeitar de cabeça para Wendel Silva, que desta vez acertou no gol.
Oito minutos depois, o Leão ainda teve chance de ampliar a vantagem, mas não aproveitou. Em novo pênalti, Barletta bateu e o goleiro Gabriel Brazão defendeu. Apesar disso, o Sport conseguiu garantir a vitória. Placar final: 2×1 sobre o Santos.