Politica
|
Notícia
Como tempo em política pode ser uma eternidade em função das mudanças que ocorrem a cada eleição surpresas podem interromper qualquer pretensão atual
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Há quatro anos, Pernambuco foi surpreendido por uma nova geração de prefeitos que renunciaram aos mandatos dois anos antes do término e se lançaram candidatos a governador. Eram três – Miguel Coelho, de Petrolina, Anderson Ferreira de Jaboatão e Raquel Lyra, de Caruaru, todos substituídos pelos vices do mesmo grupo. Esses três ex-prefeitos acabaram entre os mais votados no final do primeiro turno em 2022 sendo que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, venceu a eleição e hoje governa no Estado. Da mesma que Raquel conseguiu reeleger seu sucessor, Rodrigo Pinheiro, em 2024, Miguel Coelho fez o mesmo em Petrolina, com a vitória de Simão Durando e Anderson Ferreira com a vitória de Mano Medeiros, em Jaboatão.
Como tempo em política pode ser uma eternidade, em função das mudanças que ocorrem a cada eleição, as surpresas podem interromper qualquer pretensão atual mas, mesmo assim, já há pré candidatos a prefeito em 2028 lançando as bases de um projeto para daqui há quatro anos quando antes precisam confirmar votos em 2026 como candidatos que são a deputado federal ou estadual. Tomando como exemplo os três municípios citados, o atual deputado federal André Ferreira, de Jaboatão, não faz mais segredo de que é candidato a prefeito em 2028, sucedendo Mano Medeiros, do mesmo grupo, e o deputado estadual Antonio Coelho confirmou a este blog que pretende disputar a prefeitura de Petrolina na mesma eleição, para suceder Simão Durando.
Só Caruaru ainda está mergulhado na incerteza. O motivo é simples: o atual prefeito, Rodrigo Pinheiro, está bem avaliado mas a sua sucessão vai depender da governadora Raquel Lyra que, se vencer a eleição de 2026, garantindo mais quatro anos de mandato, terá plenos poderes para ajudar a eleger um candidato seu em 2028. Interessante notar que em Petrolina e Jaboatão as famílias Coelho e Ferreira não desejam abrir mão do espaço conquistado e se preparam para disputar com membros do clã. Contando um mandato e meio de Miguel Coelho e Anderson Ferreira e mais um mandato e meio dos sucessores os clãs já estão contando com 12 anos de poder e que podem se transformar em 16 se tiverem êxito em 2028.
André é claro quando fala de suas pretensões
“Chegamos em Jaboatão em 2016 com a eleição de Anderson para a Prefeitura, seguimos com Mano Medeiros e continuamos fazendo os avanços que a cidade tanto precisa e esperou por tanto tempo. Vamos pensar primeiro em 2026 e, daí sim, pensar em 2028 pois o melhor ainda está por vir”. O deputado federal falou do assunto esta semana após evento em que a governadora Raquel Lyra assegurou ao Prefeito de Jaboatão R$ 8 milhões para reforma de mercados e pátios de feira da cidade.
Miguel e Anderson senadores?
Quanto ao ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ele está em marcha batida para disputar o Senado em 2026 no palanque do prefeito João Campos, embora haja incertezas sobre isso pois a Federação União Progressista, que juntou o PP com o União Brasil, partido de Miguel, será presidida no estado pelo deputado federal do PP, Eduardo da Fonte, que também é pré-candidato ao Senado e apoia a governadora. No caso de Anderson Ferreira ele também pretende disputar o Senado mas terá que se resolver com o ex-ministro do turismo, Gilson Machado, o preferido de Jair Bolsonaro.
Pergunta que não quer calar
Se não houver “a terceira guerra mundial” como disse brincando um deputado esta semana, será que haverá acordo entre o Palácio e a Assembleia nesta semana que se inicia?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com




