Ação integrada na orla de Olinda fiscaliza bares e ambulantes, orienta sobre rotulagem e apreende bebidas sem procedência para evitar riscos à saúde
JC
Publicado em 04/10/2025 às 14:07
| Atualizado em 04/10/2025 às 19:39
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Clique aqui e escute a matéria
A Prefeitura de Olinda promoveu, neste sábado (04), uma ação integrada de fiscalização para coibir o comércio irregular de bebidas alcoólicas e garantir a segurança dos consumidores. A operação ocorreu na Orla da cidade, nesta manhã, e envolveu equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Segurança Cidadã e Guarda Municipal.
Durante a fiscalização, foram realizadas orientações aos comerciantes sobre a importância da nota fiscal e da rotulagem adequada, além da inspeção e, quando necessário, apreensão de produtos em desacordo com a legislação.
A secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou, destacou a importância da iniciativa. “A ideia é que a gente possa proteger a saúde das pessoas e também o comerciante, para que ele possa vender um produto de qualidade. É uma ação, primeiro, educativa, mas, em casos necessários, realizamos a apreensão, sempre explicando o motivo. Amanhã (domingo), estaremos no Sítio Histórico, realizando um grande movimento de inspeção em todos os comércios formais e informais da Cidade Alta”.
A fiscalização foi bem recebida por banhistas e empreendedores locais. Para a banhista Débora Dornellas, 36 anos, a iniciativa é uma forma de garantir tranquilidade. “Muito importante para evitar que casos aconteçam aqui, já que está tendo em todo o país. A fiscalização é a única forma de proteger o consumidor”, evidenciou.
Já o comerciante Gustavo Ferreira, dono de um quiosque,passou pela inspeção e afirmou que a vistoria transmite credibilidade. “Eu acho muito bom, muito importante, porque garante a saúde dos nossos clientes. Não adianta a gente querer só o dinheiro, queremos que eles voltem, e isso só acontece quando têm segurança no que consomem”, explicou.
A Prefeitura reforça que as ações de fiscalização continuarão em diferentes pontos da cidade, como parte do compromisso em zelar pela saúde da população e pela segurança alimentar.
FISCALIZAÇÃO DO PROCON-PE
O Procon Pernambuco esteve nesse sábado nas ruas do Recife e de Olinda com suas equipes também fazendo fiscalização entre os depósitos de bebidas. “Estivemos em cerca de 30 depósitos, onde constatamos alguns produtos vestidos, alguns produtos com problemas de lacres, outros produtos com a característica da embalagem um pouco suspeita. E esses produtos foram recolhidos e serão encaminhados para análise. Todos os estabelecimentos visitados foram notificados para que apresentem as notas fiscais de entrada dos últimos meses, para que possamos verificar a procedência dos produtos adquiridos”, garantiu o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.
A partir da próxima semana também equipes também irão rodar o interior do Estado, para garantir a segurança dos consumidores. O Prconcon-PE ressalta que, caso o consumidor desconfie de algum depósito de bebida, e tenha dúvidas com relação à procedência ou às características da bebida, é possível entrar em contato através do e-mail denuncia.procon.br.gov.br.




