Recife inaugura nova central de triagem e amplia capacidade de reciclagem

Recife inaugura nova central de triagem e amplia capacidade de reciclagem


Parceria entre gestão municipal e iniciativa privada beneficia cooperativa na Torre; potencial de processamento salta para 130 toneladas por mês

Por

JC


Publicado em 26/06/2026 às 15:25

Clique aqui e escute a matéria

A prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (26), as obras de reestruturação da central de triagem da Cooperativa Recicla Torre, na Zona Norte da capital.

Realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) em parceria com a empresa Ambipar e co-patrocinadores privados, a iniciativa expande a infraestrutura de coleta seletiva local e beneficia diretamente 16 cooperados, em sua maioria mulheres.

Expansão operacional e infraestrutura

A reforma física do galpão incluiu a recuperação do piso, nova pintura e adequações estruturais do espaço de trabalho. Em contrapartida, as empresas parceiras — que incluem Dow, Heineken e Tetra Pak — forneceram maquinários, como prensas, além de capacitação técnica em gestão para os trabalhadores.

As melhorias operacionais resultaram em mudanças diretas na produtividade e no faturamento do grupo:

  • Capacidade de processamento: subiu de 30 para até 130 toneladas de resíduos por mês;
  • Aumento de renda: o faturamento individual médio dos catadores passou de uma faixa entre R$ 400 e R$ 500 para cerca de R$ 2.000 mensais;
  • Atuação ampliada: além da triagem interna, o grupo realiza coleta seletiva porta a porta e atividades educativas em escolas e condomínios.

 

Ampliação da rede de coleta seletiva

A unidade da Torre é o segundo núcleo reestruturado pelo Programa Cidade Circular Recife, que já havia reformulado a Cooperativa Reciclando Vidas, no bairro de São José.

Atualmente, o município conta com 11 cooperativas cadastradas que passam por processos de regularização documental e melhoria de governança após a implementação do plano de limpeza urbana local.

Para os catadores que atuam de forma autônoma, a administração municipal informou que expandiu os pontos de entrega voluntária e comercialização. Atualmente, há um ponto de compra ativo na Ecoestação do Barbalho, e a previsão da Emlurb é inaugurar uma terceira unidade na Ecoestação de Santa Rita até meados de julho.

Link da fonte aqui!

Veja também: