Porto de Suape e Secretaria de Agricultura firmam Pacto pelo Agro para fortalecer escoamento em Pernambuco



Acordo cria força-tarefa entre Suape e SDA-PE para ampliar exportações do agro e atrair novos investimentos logísticos no Estado

Por

JC


Publicado em 16/09/2025 às 11:48

Clique aqui e escute a matéria

O Porto de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA-PE) anunciaram a criação do Pacto pelo Agro, iniciativa que estabelece um pacto permanente voltado para o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira do Estado.

O acordo representa a primeira integração formal entre o complexo portuário e o setor agropecuário. A iniciativa deve estruturar ações de curto, médio e longo prazo para aumentar a competitividade do setor.

Sobre o acordo 

Segundo Cícero Moraes, secretário de Agricultura, a parceria busca atender às demandas emergenciais e estruturar soluções de médio e longo prazo. “O Pacto pelo Agro é a demonstração de que o Estado está olhando para o futuro com responsabilidade”, afirma.

A articulação coincide com a chegada de novos investimentos no complexo portuário. Entre eles, o terminal privado da APM Terminals, previsto para 2026, com investimento estimado em R$ 1,6 bilhão.

O empreendimento será voltado para contêineres e carga geral, com foco em operações refrigeradas, atendendo parte da demanda do agronegócio.

Obras em Suape

Suape também passa por obras de ampliação, como a construção dos Cais 6 e 7 e a instalação de um novo Terminal de Granéis Sólidos, projetado para movimentar até 770 mil toneladas de mercadorias ao ano.

Hoje, o complexo já opera como ponto de exportação de carne bovina, utilizado pela Masterboi, que envia produtos para cerca de 20 países.

Saiba como se inscrever na newsletter JC



Link da fonte aqui!

Veja também: