A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para dificultar a prisão de congressistas suspeitos de cometer crimes teve ampla anuência da bancada pernambucana. A matéria polêmica foi aprovada pela Câmara dos Deputados, na noite dessa terça-feira (16), com 344 votos favoráveis e 133 contrários. As informações são do Leiajá
A PEC da Blindagem dá poder à Câmara e ao Senado para evitar que o Supremo Tribunal Federal (STF) processe o deputado ou senador que cometer crimes. Na prática, o congressista suspeito de crimes como estupro e latrocínio só responderá judicialmente se os colegas de Casa autorizarem a persecução. A matéria também garante votação secreta aos parlamentares para deliberar sobre ordens de prisão. Com a aprovação em dois turnos, a matéria segue para o Senado.

Dos 25 deputados federais de Pernambuco, apenas Iza Arruda (MDB) não participou da votação. Entre os votantes, apenas 5 parlamentares do estado se opuseram ao texto-base da PEC.
Confira como votaram os deputados pernambucanos
Deputados do PSB, do PL e do Centrão formaram maioria dos votos pelo estado e contribuíram com a aprovação. Já parlamentares mais afinados com o campo da esquerda tentaram impedir que a proposta avançasse.
Votos favoráveis à PEC da Blindagem:
André Ferreira (PL);
Pedro Campos (PSB);
Augusto Coutinho (Republicanos);
Clarissa Tércio (PP);
Coronel Meira (PL);
Eduardo da Fonte (PP);
Felipe Carreras (PSB);
Fernando Monteiro (Republicanos);
Eriberto Medeiros (PSB);
Fernando Coelho (União);
Fernando Rodolfo (PL);
Guilherme Uchoa (PSB);
Lucas Ramos (PSB);
Luciano Bivar (União);
Lula da Fonte (PP);
Mendonça Filho (União);
Ossesio Silva (Republicanos);
Pastor Eurico (PL);
Waldemar Oliveira (Avante);
Votos contrários à PEC da Blindagem:
Carlos Veras (PT);
Clodoaldo Magalhães (PV);
Maria Arraes (Solidariedade);
Renildo Calheiros (PCdoB);
Túlio Gadêlha (Rede).






